Prepare-se para concursos com o ciclo de estudos

Terça, 29 de Junho de 2021

Já se viu tão desesperado com os estudos para uma prova que não sabia mais o que fazer? Não tem tempo de se organizar, não está com as matérias em dia e a vontade é desistir de tudo? Calma que tem saída! Estudar tem tudo a ver com disciplina e planejamento. E, pra te ajudar nessa jornada, vamos hoje te apresentar o “ciclo de estudos”.

O “ciclo de estudos” é uma estratégia bastante utilizada por muitos concurseiros. Ela consiste em priorizar as matérias que têm mais peso em um concurso e te ajuda a distribuir melhor o seu tempo para estudar. Adotando esse método, você não precisa disponibilizar um horário X para estudar. Não tem regra. Essa técnica se adapta ao seu dia a dia. Se você conseguir tirar 2 horas por dia para estudar, já é o suficiente para utilizar o ciclo.

Antes de montar seu ciclo, é preciso entender que ele se trata de um ciclo semanal. Ou seja, se você tem 2 horas para estudar por dia, na verdade você tem 14 horas para seu ciclo. E, a cada ciclo, ou seja, a cada semana, você pode ou estar renovando os horários ou renovar as matérias. Até mesmo renovar os assuntos das matérias. Indicamos realizar o estudo mesclado. Dessa forma, é garantida a diversidade e a distribuição de conteúdos estudados, podendo abranger ainda mais o seu aprendizado.

Para montar o ciclo de estudos, você vai precisar ter o edital em mãos. Com ele, você analisa todas as matérias que irão cair e o peso de cada uma delas, determinando a prioridade de cada uma. Além disso, será o momento para você também determinar quais dessas matérias você tem mais dificuldade, adicionando isso à prioridade. A ideia aqui é você dedicar mais tempo para as matérias que caem em peso. Portanto monte o seguinte quadro para melhor visualização e distribuição dos horários:

 

Matérias

Peso

A

3

B

3

C

2

D

2

E

2

F

1

G

1

H

1

Supondo que o concurso que você vai prestar tenha 8 matérias e você tenha 14 horas para estudar todas elas. Você deve dividir as horas pelo total de matérias, dando 1h45 para cada matéria. Porém, em um dia, você tem 2h para estudar. O que acontece com os 15 minutos que sobraram? Você vai estudar outra matéria durante esse tempo. As 1h30 que sobraram da segunda matéria será utilizada no dia seguinte e assim por diante.

Mas e a questão do peso? Como fica se uma matéria cai mais do que outra? Eu devo utilizar o mesmo tempo? Se para você está funcionando, pode. Mas, existe outra possibilidade. Some os pesos de todas as matérias. Pegue o total de horas e divida entre os pesos. Nesse caso, deu 56 minutos para cada peso. Sendo assim, a matéria “A” teria o tempo de 3 x 56, igualando a 2h48 para estudar. Seu quadro, nesse caso, ficaria da seguinte forma:

 

Matérias

Peso

Horário

A

3

2h48

B

3

2h48

C

2

1h52

D

2

1h52

E

2

1h52

F

1

56 minutos

G

1

56 minutos

H

1

56 minutos

E aí, curtiram a dica de hoje? Vão aplicar nos seus estudos? Compartilhe com seus amigos pra que eles também possam planejar melhor os preparativos para o concurso!